Órtese – tratamento de unha encravada

Tempo de leitura: 1 minuto

Órtese

podóloga joseane henke

O que é?

Órtese é um dispositivo que se fixa à lâmina ungueal (unha) e apresenta eficiente capacidade de tração mecânica, sendo inegavelmente a melhor opção para o tratamento corretivo de unhas deformadas. A aplicação de órtese faz com que a unha volte ao seu formato normal ou seja ela desencrava. A órtese é aplicada em unhas normalmente do hálux, que é onde ocorre os maiores problemas de unha encravada e desconforto ao calçar sapatos fechados e caminhar.

CAUSAS

Essa alteração das unhas ocorre devido a vários fatores, que podem ser: uso de calçados apertados ou de bico fino, corte incorreto das unhas, ou por onicopatias das lâminas como, onicomicoses, onicocriptoses e ainda por portadores de doenças cardíacas, doenças renais, problemas na tireóide, diabetes , etc.

TRATAMENTO

Essas órteses podem fazer uma tração mecânica sobre as unhas e reorganizarem suas estruturas, de modo que esta unha será desencravada. O podólogo é o responsável por fazer a colocação das órteses e sua manutenção, este profissional que irá avaliar o caso de cada pessoa e então dará início ao processo. Após avaliação será decidido qual a tração e qual tipo de órtese que será colocada.

Os materiais usados são os mesmos utilizados por dentistas, como os metais e resinas. Portanto é um trabalho que exige estudo e dedicação. Além de todos os materiais serem esterilizados e aprovados pela Anvisa. O processo é indolor, pois os aparelhos são aplicados sobre a lâmina da unha.

O período do tratamento depende muito da curvatura de cada lamina. Em média é de 5 a 9 meses devendo ocorrer uma manutenção a cada 20 dias. O paciente volta a ter o conforto para usar seus calçados fechados e a caminhar tranquilamente!

Se você tem esse problema venha fazer uma avaliação grátis!!