Verrugas Plantares – O Popular “Olho de Peixe”

Tempo de leitura: 2 minutos

VERRUGAS PLANTARES

olho de peixe

O QUE SÃO

Verrugas plantares são aquelas saliências rígidas que acometem as solas dos pés, mais popularmente conhecidas como “olho de peixe“. Apresentam coloração amarelada e podem ter um ou mais pontos pretos em sua superfície. Crescem para  dentro da pele, abaixo de uma espessa camada de pele semelhante a um calo.

Elas se diferenciam dos calos comuns por apresentarem uma rica rede de capilares que se superficializam  próximos ao centro da lesão. Quando trombosados, apresentam-se escurecidos, dando à lesão um aspecto rendilhado.

Muitas verrugas plantares não chegam a constituir problema e não requerem tratamento. Mas quando causam grande desconforto ou dor podem exigir uma intervenção médica para removê-la.

CAUSAS

As verrugas plantares são acometidas pelo contato com o vírus do HPV. Quando ocorre uma infecção pelo HPV (papilomavírus humano), esse vírus consegue penetrar na pele através de pequenas fissuras na sola dos pés.

Embora haja mais de uma centena de tipos de HPV somente uns poucos causam verrugas nos pés. Outros tipos de HPV causam verrugas em outras áreas do corpo.  Sua localização plantar é aproximadamente 15 vezes maior do que em outras regiões do corpo.

Os principais sinais e sintomas das verrugas plantares são protuberâncias rígidas na sola do pé, cobertas por um espessamento da pele semelhante a uma calosidade .

Essas verrugas podem ser únicas, mas frequentemente são múltiplas, dispostas em mosaico, e por vezes causam dor ao caminhar. É como se fossem pequenas pedrinhas sob a sola dos pés causando dor e desconforto.

Para evitar que elas se espalhem  surgindo novas verrugas , o paciente deve evitar contato com verrugas. Deve manter seus pés secos e limpos, não cutucar a região acometida para não espalhar o vírus, não usar cortadores de unhas para mexer nas verrugas e lavar bem suas mãos após o contato com o local afetado.

É recomendável que na vigência de verrugas o paciente não frequente ambientes que facilitem a inoculação viral em outras pessoas tais como piscinas, clubes, banheiros públicos, etc. O melhor é tratá-las assim que aparecerem.

TRATAMENTO

No consultório podológico é possível fazer a higienização e assepsia do local, tanto quanto fazer o desbaste das verrugas plantares de forma que alivie o desconforto e o paciente possa andar melhor!

Para removê-las por completo recomenda-se procurar um médico. Porém como são de origem viral, este vírus fica no sistema da pessoa e quando tiver alguma baixa no sistema imunológico pode voltar a se manifestar nas solas dos pés!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *